Ariel Pires de Almeida

Ponto 2 – A fuga e a vitória: o endurecimento

In Uncategorized on 22/08/2009 at 00:23

icietailleurs03

Talvez seja franca uma fraca digressão que me proponho aqui. Se 1948 é o ano em que as nações beligerantes concordam na existência e coexistência de um Estado nacional judeu, 1823 é o em que o mesmo ocorre para nós brasileiros. O que implica? Implicaria que 1964 seria qual 1841, ano da consolidação do golpe da Maioridade? E 1973 qual 1849, tempos de Baudelaire?

Assim como esses anos – 48, 64, 73 – correspondem aos mesmos no resto do mundo. Tempos tensos. De conflitos gelados que se derretem com o tempo.

No Brasil, surge o populismo democrático e desenvolvimentista. Opera-se a revolução liberal e vemo-nos no auge econômico da seleção canarinho. A era Vargas, JK, JG e, finalmente, Médici. Tanto o golpe da maioridade, quanto o surgimento do Estado, quanto os pós 48, quanto o golpe militar, tanto as correspondentes era Meir e Médici remetem a algo muito parecido. A conjugação se desenrola na consolidação liberal conservadora dos cem anos que operam dentre a Era do Capital e a Era dos Extremos. A nossa Guerra dos Cem Anos. Um conflito essencialmente burguês, ocidental, urbano e xenofóbico. É o desenhar da revolução global prepetrada na luta inter-nacional.

Se voltarmos a Marx, escrevendo em princípios desse período, diríamos que a História se repete duas vezes, acrescentando, a primeira como tragédia, a segunda como farsa. Os heróis se transfiguram em usurpadores, os construtores em rufiões, os intelectuais em fanfarrões. Seria essa a conclusão melancólica deste breve século, marcado, desgastado pelas veias abertas do precedente?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: