Ariel Pires de Almeida

Ponto 4 – Les Gauches

In Uncategorized on 22/08/2009 at 00:30

clip_image002

Paremos para pensar nas forças políticas em jogo. Aquelas minoritárias, mas que adquirem vital importância no contexto internacional das pequenas guerras mundiais. Quantas foram?

Por 59 anos – por acaso data da Revolução Cubana – a força comunista centrou-se nos árabes. Orientados stalinisticamente, o PC israelense combatia o imperialismo e, quando não, o sionismo. Não que não havia forças relevantes de esquerda por parte de judeus – e quantas!

E outras fracas potências de poder comunista.

Sem contar o Mabai, partido de expressão nacional, tradicionalmente centro-esquerda. Como nosso PSDB, talvez. Aquele de David Bem Gurion e Fernando Henrique Cardoso…

Em 1965, dois anos antes dos fraticidas seis dias, o partidão desmembrou-se em dois – divisão étnica, mais que ideológica. Eram tempos de guerra. De 67 cedeu 73 que foi concedido 72 e 79 e por fim os angustiantes anos 1980. A estrutura regida bilateralmente ruiu frente à pressão do terceiro elemento inter-independente dos outros dois. A farsa revelou a tragédia passada. A comédia brilhou. Ariel Sharon em vez de Golda, Reagan por Nixon, Sarney por Médici, Pinochet por Augustus.

A legitimação que antes partia de Kruchev colabora agora a partir de Teerã. Até hoje.

Por essa farsante e trágica década, emerge outra figura, tal cômica qual sanguinária – Hussein, Saddam. Por todo período, colocou-se perante conflitos angustiantes, intermináveis, irreversíveis.

Seu fim, todos conhecem. Não faz muito. Seu último espetáculo perante a nova geração aberta ao século XXI massificada pelos meios mais desiguais e modernos que conhecemos. A democracia se mostrou – vil, arcaica – pelas telas de todos computadores, captada na câmera de um celular.

Será que sua morte será filmada também? Poderia…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: