Ariel Pires de Almeida

Cortiços e Favelas

In Uncategorized on 07/04/2011 at 15:56

A Cabeça de Porco é o símbolo das mudanças ocorridas com o advento do republicanismo e do fim da escravidão no Brasil. Verdadeiros quilombos urbanos, os cortiços eram antro de malandragem, doenças, prostituição e escravos fugidios. 26/01/1893. Poucos conhecem essa data,  aparte higienistas, cariocas críticos – raros nesse quesito – e talvez um ou outro historiador de ofício. É a comemoração da demolição do cortiço cabeça de porco, composto de mais de quatro mil almas, em sua maioria já perdidas. Foi um grande evento com particpação do prefeito Barata Ribeiro, dos primeiros da nossa infante Respublica, O ilustre Vieira Souto e Carlos Sampaio. O fato fora tão aplaudido quanto fora desejado na opinião pública do distrito federal.

Ao lado de tais distinções da humanidade, salta os olhos a do engenheiro sr. Sampaio que possuia contrato para o prolongamento da rua do dr. João Ricardo e a construção de um túnel cortando o morro do Livramento. Esta nomenclatura por  si já diz muito sobre a ocasião. Fora um doutor que atribuia necessidade urgente na extirpação da Cabeça de Porco. Fora, sem dúvida um ato de livrar-se e o corpo o qual a cabeça se decepou urgiu ao léu. Longe do coração, mas próximo aos olhos.

Os filhos da cabeça de porco não tiveram oportunidade de recolher seus pertences, incluso móveis, colchões e etc. Entretanto a bondade pública destacou um grupo de demolidores para resgatar os pedaços de madeira que ainda poderiam ser utilizados. Os pequenos porcos se instalaram no morro adetras se utilizando da bondade do Barata que bem poderia ser um cupim para tais madeiras.

Assim se finaliza a era dos cortiços e se adentra no SÉCULO DAS FAVELAS.

A foto em destaque foi tirada da revista Ilustrada que muito festejou com escárnio e racismo mais um golpe às “classes perigosas”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: