Ariel Pires de Almeida

A vacina, o branco e a favela

In Uncategorized on 08/04/2011 at 19:19

Pracisam por ora refletir, mesmo que instantaneamente, a questão da vacinação contra a febre amarela e sua relação íntima na desapropriação dos cortiços, aliados à valorização do centro da Corte, compra de terrenos a serem loteados e alargamento e construção de grandes vias e avenidas, em particular a hoje conhecida como Getúlio Vargas. Segundo Chalhoub, a febre amarela distinguia nos negros certa resistência, enquanto o mal do vômito negro, como a chamavam, escolhia suas presas em imigrantes brancos, provindos de Itália, Alemanha e Irlanda – Estados que nesta época tinham mais problemas que o nosso. Aos cortiços, quilombos da urbe, eram a cólera, tísica e varíola as chagas mais devidas.

O interessante a notar é o clamor social que girou em torno do problema amarelo e a falta de vontade pública em sanar os males negros. De acordo com a política de embranqueamento, posta em prática pelos latifundiários do oeste paulista e os republicanos golpistas do Rio de Janeiro, a febre amarela estancava a leva branca adscrita aos campos cafeeiros. Era necessário sanar a peste para que os trabalhadores sãos pudessem proliferar o progresso produtivo e a ordem social.

Enquanto isso, os pretos morriam de um mal que muito mais engrossava os terrenos baldios para o enterro aos cadáveres. A vacinação contra o vômito negro foi parte integrante na eliminaçâo de cortiços, formação das favelas e consequente alargamento de vias públicas e construção de túneis. Esta é a História de nossa respublica, esta é a versão dos fatos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: